04/12/2019

Desafio 2020: Saindo da zona de conforto


Oi, gente! Chega final de ano começamos a fazer nossos desafios para 2020. Eu estou em dois grupos de leitura coletiva, sendo um deles só para ler Stephen King, e quero fazer um projeto pessoal em que eu irei sair da minha zona de conforto literária. Mas como assim? Fácil, fácil.

A ideia é ler livros de gêneros que, normalmente, eu não leio e até fujo. O motivo? Bom, o mundo literário é cheio de coisas flexíveis para todos os gostos, certo? E eu andei reparando nos blogs literários que visito e nos bookstagrams que muitos desses gêneros eu nem passo perto, eu só critico, eu simplesmente não dou chance. Não quero ser esse tipo de leitora, pois eu acredito que o hábito de leitura é importante para as pessoas e sei pelas estatísticas que o brasileiro ainda não tem hábito de ler tantos livros e sendo assim quem sou eu para criticar os gêneros que os outros estão lendo visando que o mais importante é que ele está lendo?

Pensando nisso eu separei 6 gêneros literários que eu, dificilmente, coloco nas minhas listas. O livro de cada gênero ainda não foi definido, pois pode ser que venha algum lançamento que eu queira encaixar no desafio, então só fiz a lista com os gêneros por enquanto.

1) ROMANCE DE ÉPOCA


Imagem: Google

Para ser sincera não entra na minha cabeça essa amor todo que vocês sentem por romances de época. Já li dois e resenhei aqui (O Duque e EuO Beijo Traiçoeiro) e ambos esses livros eu até que gostei, mas por mais que tenha tido curiosidade de ler outros dessa série da Julia Quinn, por exemplo, nunca foi uma grande necessidade. Após algum tempo eu passei a ver romances de época como um retrocesso na literatura feminina, pois eles nos apresentam homens que nem do século passado são, o que é muito pior. E ai me sinto triste quando vejo as leituras passando pano para esses machos, mas ok... Vou me render um pouco só para sair da minha zona de conforto.

2) ROMANCE HOT


Imagem: Freepik 
Outro fenômeno que passa longe de mim é o de romance hot, mas ao contrário de romance de época eu entendo o motivo desse gênero fazer tanto sucesso e adoro a ideia. Gosto de ver mulheres lendo coisas que as façam ser livres e que de alguma forma as ajude a se conhecerem melhor. Eu tenho certeza que muitas leitoras de romance hot antes mal sabiam algumas coisas a respeito de sexo e esse tipo de livro deu-lhes a chance de saber um pouco mais e, até mesmo, instigar vontade de praticar algumas coias. Eu, particularmente, não gosto pois acho as histórias iguais. Então eu li uns três, até hoje, e sinto que já li tudo; Mas nunca é tarde para tentar descobrir algo novo. 

3) AUTOAJUDA


Imagem: Freepik
Este com certeza será o gênero mais chato. Desculpa, leitores de autoajuda, e produtores de livros de autoajuda. Acho que se eu tivesse que escolher um gênero para dizer "odeio", provavelmente seria de autoajuda. Só que vou me atentar ao objetivo do desafio e a justificativa do inicio do post e com certo curto irei ler algum livro de autoajuda. Provavelmente será algum best-seller e com esses foda-se que estão na moda. 

4) CLÁSSICO DA LÍNGUA PORTUGUESA


Imagem: Freepik
Eu descobri que gosto de clássicos, mas ainda não descobri clássicos da língua portuguesa que me atraem. Todo mundo sabe que são livros com linguagem "rebuscada" e de difícil leitura, mas de que adianta ficar lendo clássicos mundiais e não ler os da minha própria língua, que tanto tem a dizer sobre a história do Brasil? Então lerei um clássico da língua portuguesa sem falta para esse desafio (e se eu passar na faculdade tenho certeza que terei que ler também outros).

5) POESIA


Imagem: Freepik
Poesia é uma coisa que sempre evitei de ler. Claro que eu vi essas moderninhas, que fizeram sucesso na internet e foram publicadas depois e acabei adorando. As que falam de dores, abusos, família e aceitação realmente me atraem, entretanto existe uma infinidade de autores clássicos de poesia que eu sempre torço o nariz sem motivo algum. É uma leitura que parece fácil mas nos demanda muita atenção, pois para compreender uma poesia temos que entender o conceito a respeito dela, sua história e até a história do autor. Pretendo ler algo desse gênero mesmo que o significado do texto fique perdido em minha mente. 

 📚 

Então é isso. Deixei o desafio bem pequeno pois eu me conheço e tenho certeza que mesmo estando fácil assim eu vou deixar alguma coisa passar durante o ano. A ideia é ter, pelo menos, dois meses para ler cada gênero. Vai que eu pego algo muito chato e resolvo ficar enrolando, né?

5 comentários:

  1. Oie Sil,
    nós já conversamos brevemente sobre esse desafio, a maioria dos gêneros que você escolheu é problemática para mim também, mas, assim como falei meu desafio pessoal vai ser ler ao menos 50 livros dos que estão estacionados em minha estante, vai ser estupidamente difícil, mas vou dar meu máximo para chegar o mais próximo possível disso kkkkkkk

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Adorei esse projeto, é realmente muito bom sairmos da nossa zona de conforto e darmos chances a outros gêneros. Menina, como assim tu odeia autoajuda??? Hahahaha. Tenho quase todos os livros do gênero desses mais famosinhos, AMO!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Romance de época e auto ajuda eu confesso que também não leio com muita frequencia. No caso de auto ajuda, só quando "o livro me chama" sabe?! Mas romance de época é realmente algo sem condições pra mim hahahahahah
    Adorei a ideia de se propor connhecer e testar novos tipos de leitura, te desejo muito sucesso na jornada! <3

    ResponderExcluir
  4. Oi, Silviane! Sobre poesia, tente Carlos Drumond de Andrade ou Fernando Pessoa, talvez você goste. Já sobre literatura portuguesa, se é literatura de Portugal mesmo, O primo Basílio talvez seja interessante para você. Se procura um clássico de literatura brasileira, acho que pode se encantar por A Moreninha. Ou, se preferir sair um pouco mais da zona de conforto, pegue Senhora de José de Alencar. Agora, se optar por algo mais século XX, Macunaíma.
    Também tenho dificuldades com livros de auto-ajuda, às vezes eles dão mais dúvidas que respostas para nós. rsrs
    Já para romances de época, em vez de Julia Quinn, opte por outras autoras, talvez vc se identifique melhor com o estilo delas. Suzanne Enoch, Lisa Kleypas ou Lorraine Heath são boas opções com histórias bem boladas e arrebatadoras.
    bjos
    Lucy - Por essas páginas
    Sucesso com seu desafio!
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Eu também fujo um pouco dos romances de época, leio bem pouca coisa do gênero, mas vou deixar uma indicação aqui 'O Clube dos Sobreviventes' foi algo que pra mim (uma não leitora de romance de época) agradou bastante. Quanto a livros hots depende e muito do sub-gênero, recomendo pra você começar uma coisa com mais história, tipo os irmãos Sullivan da Bella Andre. Espero que você consiga ter boas leituras.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir