26/03/2018

Sobre A Parte que Falta


Que alguns ytubers tem capacidade de influenciar as pessoas isso todo mundo sabe, certo? Mas eu mesma confesso que nunca tinha entendido a dimensão disso até ver pessoas chegando na livraria em que eu trabalho pedindo A Parte que Falta, de Shel Silverstein.


A querida ytuber Jout Jout indicou esta obra no dia 20 de Fevereiro em seu canal. Aliás, não apenas indicou como fez uma leitura e mostrou o livro em seu vídeo onde ao final ela até se emociona com o destino da bolinha que é a personagem da história. De fato, sim, a história é interessante e pode causar certa emoção no leitor, principalmente os leitores adultos que muitas vezes na vida já passou por situação semelhante ou igual aquela personagem; Mas a questão é que A Parte que Falta não é um livro para adultos e sim para crianças. A obra fazia parte da Cosac Naify que fechou as portas há algum tempo e foi relançada pela Cia das Letras, pelo selo Cia das Letrinhas. Como uma adulta e chata, com 26 anos, realmente não sei definir ou adivinhar qual a mensagem que uma criança pode pegar deste livro, a não ser ter um certo encantamento pelos traços simples dos desenhos (que pode até mesmo ser imitando pelas crianças).

Mas o que realmente me intriga é: Porque a obra é tão atrativa para os adultos? Será mesmo sua mensagem? Ou será que o principal motivo é a influencia e carinho de uma ytube famosa?

Ocorreu uma situação que achei bem engraçada sobre uma cliente que pediu este livro na loja e veio com diversos elogios e dizendo que é uma das melhores coisas que ela já viu na vida... rs. Eu, um pouco sincera demais, já soltei um "não vi nada demais" e ela ficou totalmente embarbascada, mas ao ser questionada do porque esta obra ser tão maravilhosa quanto ela queria exaltar sua resposta foi somente um "porque é muito top". Claro que a interpretação e carinho com a obra pode ser diferente nos diversos tipos de leitores, e digo os adultos obviamente, mas que ao menos a pessoa saiba dizer o porque gosta da obra e não apenas siga a influencia de alguém famoso. Enfim... eu sou chata mesmo com essas coisas e só quis expor um pouco da minha opinião.

Pra quem não viu então acesse esse link para ver o vídeo da Jout Jout e entenda (ou não) o porque de hoje ele estar em primeiro lugar na lista dos mais vendidos da Veja*.

*(post escrito no dia 24/03/2018)

7 comentários:

  1. Muito triste essa questão levantada por você, e pertinente. Quando um youtuber fala de algum livro esse acaba se tornando o queridinho de muitos, e essas pessoas as vezes nem sabem responder o porque disso.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Eu ainda não li este livro e, por isso, não posso julgar. Eu concordo com você que tem muitas coisas que só são desejadas por terem sido indicadas por alguém famoso.
    No entanto, não acho que o fato de ser um livro infantil signifique que é para crianças. Tem muito casos de desenhos, por exemplo, que são muito mais para os adultos do que para crianças, devido às mensagens que deixam nas entrelinhas. Acredito que isso pode acontecer com livros também (como é o caso de O pequeno príncipe, por exemplo).
    Uma pena que você não tenha gostado tanto da obra, mas admito que ainda estou bastante curiosa para ler e formar minha opinião.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Eu li o livro e achei muito bonito também, ele passa, na minha opinião, nada mais do que o ser humano está sempre procurando: a sua parte que falta!
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Olha, pra dizer a verdade eu nunca tinha ouvido falar desse livro, até porque não vejo muitos videos no youtube...
    Mas esse fato de pessoas exaltarem livros somente por ser hype ou porque um youtuber falou, acontece e muito.
    Não entendem a mensagem da obra, mas como tá na moda, é TOP! :D
    Fiquei curiosa, vou ver esse video e descobrir mais sobre o livro.

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Realmente, ytuber tem um poder de influência que honestamente me preocupa e assusta, me dá anseios, medo, enfim... sobre o livro A Parte que falta, eu o li e é realmente legal.

    ResponderExcluir
  6. Oie
    o livro está dando o que falar e realmente nos leva a uma grande reflexão sobre o que falta em nós, seja pessoa ou alguma coisa literalmente, vi pelo video da Jout Jout e gostei muito

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Eu não conhecia esse livro, parece ser um livro interessante e o poder de influência dos youtubers infelizmente ou felizmente dá o que falar.
    Abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Volte sempre. <3