26/01/2018

Filme: Lady Bird - A Hora de Voar


Lady Bird (Saoirse Roman) é sobre uma garota adolescente, estudante do último ano do ensino médio. Ela vem de uma família de classe média baixa, e estuda em uma escola católica, na qual ela ignora todos os restritos costumes da instituição. Seu verdadeiro nome é Christine McPherson, mas ela rejeita ser chamada assim, pois se autonomia por Lady Bird, um nome dado para ela por ela mesma, e isso já diz muito sobre a personalidade da nossa protagonista, Lady Bird é uma garota que sonha em "voar" por ai, e descobrir sobre o mundo e sobre si mesma.

Lady Bird não é um filme totalmente original, já vimos diversas vezes filmes que mostram as descobertas e o amadurecimento sobre a vida, que ocorre no período da adolescência. Mas o que mais diferencia o longa para os famosos clichês do gênero é a estrutura familiar McPherson, a parte matriarcal é Marion (Laurie Metcalf) que controla tudo o que acontece na casa, sendo responsável por todos, até mesmo pelo marido, Larry (Tracy Letts) que sofre com o desemprego e com a depressão e é o grande responsável por trazer a parte emocional do relacionamento.


A relação entre mãe e filha em Lady Bird é o que torna o longa mais verdadeiro, nos transporta para dentro do filme e nos faz refletir sobre os dois lados, sendo o primeiro de uma mãe extremamente dura e preocupada com o futuro de sua filha, e sempre querendo-a por perto em todos os momentos, dando-a atenção que ela mesma não teve quando era mais jovem. E o segundo, é o de uma menina que sonha em ser aquilo que ela ainda não é, e em sair de sua cidade do interior para ir cursar uma faculdade em Nova York.

Falando em cidade, Sacramento é um personagem a parte no filme, sempre nos acompanhando ao fundo por toda essa jornada. Lady Bird anda pela cidade inteira com sua amiga Julie (Beanie Feldstein), admirando tanto as grandes casas, quanto os lindos lagos que preenchem a cidade.
Lady Bird é um filme que de começo pode parecer clichê, mas aos poucos vai nos deixando com uma sensação de familiaridade, sem cair no artificialismo, um filme aconchegante sobre seres humanos reais que estão constantemente à procura de si mesmos, e que nos ensina que todo passarinho que voa, um dia sente saudades de voltar para a casa.
"Não acha que talvez sejam a mesma coisa? Amor e atenção?"

Título original: Lady Bird
Dirigido e escrito por Greta Gerwig
Elenco: Saoirse Roman, Laurie Metcalf, Tracy Letts, Lucas Hedges, Timothée Chalamet, Beanie Feldstein, Lais Smith, Stephen Henderson, Odeya Rush, Jordan Rodrigues, Marielle Scott, John Karma, Jake McDorman, Bayne Gibby, Laura Marano 

9 comentários:

  1. Nossa eu ainda não tinha escutado falar desse filme e fiquei bem curiosa para assistir e entender melhor todo o aspecto dele, amei amei, obrigada pela dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem? Gosto muito do que o filme propõe. Adoraria assistir, tem muito a ver com um momento que estou vivendo. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Assisti esse filme um dia desse e adorei, me fez parar pra pensar um pouco sobre a minha relação com mainha e me ajudou a pensar no lado dela também.

    https://infinitomundodoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não tinha visto este filme, mas gostei da temática dele, até pela identificação que ele causa em quem assisti. É fundamental cada um achar seu próprio caminho, do mesmo jeito que é importante que cada um saiba que aconteça o que acontecer, sempre pode voltar para sua morada inicial.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  5. Esse filme deve ser muito bom, já li muita gente elogiando demais a história e a atuação da atriz principal.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  6. Oi,tudo bem?
    Sempre vejo muitas pessoas elogiando esse livro, mas nunca assisti!
    Vou colocar ele na lista, pois sua resenha me despertou um grande interesse

    ResponderExcluir
  7. Onde eu posso encontrar esse filme para assistir? Caso puder me mandar um link agradeceria, beijos.

    ResponderExcluir
  8. Não tinha ouvido falar deste filme, mas gostei da história. Vou colocar em minha lista de filmes.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Que dica interessante. Não tinha parado para ler a sinopse do filme ainda e gostei de saber que foca na relação mãe e filha. Acredito que eu vá gostar da mãe, que demonstra ser um arrimo pra família.
    Obg pela dica.
    Beijos
    Luana

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Volte sempre. <3