18/12/2017

Resenha: Por Um Toque de Ouro



TÍTULO: Por Um Toque de Ouro (Trindade Leprechaun #1)
AUTOR(A): Carolina Munhóz
EDITORA:  Fantástica Rocco
PÁGINAS: 272
Depois do bem-sucedido O Reino das vozes que não se calam – criado em parceria com a atriz Sophia Abrahão e desde o lançamento na lista dos mais vendidos de ficção nacional da Nielsen – a escritora Carolina Munhóz apresenta Por um toque de ouro, que abre a Trindade Leprechaun, sua primeira trilogia, inspirada nas lendas irlandesas. Ambientado na Dublin contemporânea e protagonizado por uma jovem ligada ao mundo fashion que descobre ser herdeira de uma rara linhagem de seres mágicos considerados guardiões de potes de ouro, Por um toque de ouro é um romance de fantasia urbano e contemporâneo.


Uma das partes mais difíceis de ser blogueira literária é escrever uma resenha de um livro que não te agradou, é bem difícil vir apontar ressalvas pois a opinião é muito pessoal e reflete demais em si mesmo. Sempre é uma saga escrever uma resenha assim pois fica difícil encontrar as palavras certas e Por um toque de ouro é exatamente este caso, eu gostaria muito de ter gostado do livro e da série como um todo, principalmente pelo fato de gostar muito da Carolina Munhóz que é uma fofa e simpática, mas infelizmente a leitura não foi como eu esperava.

Por um toque de ouro traz uma nova versão para a lenda dos Leprechaun, a construção desta mitologia na série é bem legal e deixa o leitor curioso em busca de respostas, mas alguns aspectos fracos no enredo acabam prejudicando a leitura ao longo deste livro, assim como dos demais da Trindade Leprechaun. A trama possui elementos previsíveis, um romance sem emoção e instantâneo (infelizmente isto segue em Por um toque de sorte e Por um toque de magia), os personagens além de pouco cativantes despertam mais raiva do que simpatia no leitor, principalmente a protagonista. Emily é egoísta, fútil e mimada, uma personagem muito grosseira e sem uma construção adequada, infelizmente os demais personagens levam o mesmo problema ficando difícil gostar, torcer ou até se apegar ao qualquer um deles, além é claro dos diálogos rasos e frases de efeito. Há pouco que tirar de proveito da leitura mesmo que a esta passe rápido já que os capítulos são curtos e a escrita da autora é fluida e bem simples, mas peca no desenvolvimento e aprofundamento, agora outro ponto que acaba incomodando bastante é a repetição das características dos personagens para evitar o uso dos nomes  deles, isto além de ser bastante incomodativo acaba deixando o enredo bastante confuso...

Enfim, Por um toque de ouro é um livro que pode agradar alguns leitores sim e por isso recomendo que você tire suas próprias conclusões, mas se você for leitor mais exigente não vá com tanta sede ao pote pôs o final deste arco-íris pode não ser tão colorido como você espera. Em relação à edição a editora Rocco está de parabéns, a capa é aveludada, a arte bem bonita e tem efeito no título do livro, além de uma boa diagramação, ornamentos nos capítulos, ou seja é um livro muito bonito que remete bem a proposta da história.


15 comentários:

  1. Amei conhecer um pouco do livro, achei lindo a capa.
    Seguindo https://blogdajenny2014.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O que você passou com esse livro é semelhante ao que eu passei com "A Fada" que também é da Carol. Fiquei um pouco triste em ler tudo o que você escreveu porque significa que ela repetiu os mesmos erros de um livro em outro, então tem grandes chances de eu me decepcionar com esse também. Eu amo as propostas que ela traz nos livros dela, fantasia é minha razão de viver literária mas é realmente uma pena não conseguir aproveitar a história como gostaria.

    https://maresialiteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. É triste quando o livro não alcança o esperado por nós. Confesso que esse é um gênero que não me atrai mais muito. Então difícil eu ler ele. Mas mesmo assim obrigada pela sinceridade com a resenha. Parabéns.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  4. Olá, poxa uma pena que o livro não agradou. Eu sou o tipo de leitora exigente e já pela premissa não me agradei muito da trama, mas acho que é um tipo de história que muitos gostam e assim como você, acredito que o livro tem muitos fãs. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Gostei do seu comentário. Realmente já quero ler este livro a muito tempo e o que escreveu me ajudou a me preparar para o que posso não gosto ou gostar né...

    ResponderExcluir
  6. so pelas características da personagem principal ja sei que não vou ler esse livro
    é bem complicado mesmo falar sobre algo que nao nos agradou, mas sempre tem alguem que gosta, entao vale a indicação

    ResponderExcluir
  7. esse genero de livro n me atrai mas achei a capa linda

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Realmente, fazer resenha de um livro que não agradou é difícil, né? Para mim é ainda mais difícil quando o autor é brasileiro e eu sou uma das poucas pessoas a não gostar do livro...haha'
    Cheguei a ler um livro da Carolina uma vez e gostei, mas já faz tempo, e acho que teria uma opinião muito diferente se o lesse hoje. Uma pena que o livro tenha decepcionado :/
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  9. Então... tive duas experiências com livros da autora (um livro e um conto, para ser mais clara) e nenhuma foi positiva. Quando foi lançado o primeiro livro dessa trilogia achei a capa linda e a história interessante, contudo não quis arriscar justamente pelas experiências não muito agradáveis anteriormente.
    Você não é a única a ter ficado decepcionada com a leitura, mas faz parte, né? Uma pena porque ela é sempre muito simpática com todos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Adorei essa postagem, sério! Eu nunca li nada da Carolina, até tentei, mas achei tão blerrrr, é bom saber que não sou a única que se decepcionou, até porque vejo muita gente gostando.

    ResponderExcluir
  11. Não li nada da autora ainda, e confesso que este livro não chamou minha atenção Este negócio de ficar repetindo as características dos personagens me deixaria chateada. Muita repetição sem sentido acaba irritando.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Concordo muito com você. É muito difícil fazer uma resenha de um livro que não agrada. Especialmente pq o pessoal critica romances, falando de clichês, mas vejo muito clichê em fantasia tbm. Mas, enfim. Já não tinha interesse na leitura mesmo, então, fique em paz. É bem comum um título não agradar. Um beijo e sucesso.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu tenho um livro da autora que eu ganhei em um sorteio quando ainda era parceira da MODO e da Adriana Vargas, mas ainda não li.
    Gostar ou não de uma história realmente é uma coisa bem pessoal, eu me interessei pelo gênero , sou apaixonada por fantasia e a autora usar de lendas pra criar uma fantasia urbana em um universo moderno me atraiu muito. O que me desestimulou foram as suas ressalvas de que o enredo poderia ter sido mais consistente e menos superficial até por serr uma trilogia.
    Parabéns pela sinceridade e boas festas!

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada da autora, mas tenho uma certa curiosidade para ler esses livros. Uma pena que a leitura não tenha fluído como você esperava, e que você tenha sentido falta de um aprofundamento e desenvolvimento melhor.
    Ainda tenho curiosidade de ler, mas acho que só para uma leitura mais despretensiosa mesmo.
    Mas, de qualquer forma, sua resenha está ótima e gostei da maneira respeitosa com que você apontou suas críticas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oie
    não sei se leria o livro por agora mas ainda assim gostei de ver por aqui para saber um pouco mais da historia antes de saber se arrisco ou não, parabéns pela resenha

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Volte sempre. <3