13/12/2017

Resenha: Agora e para sempre, Lara Jean


Título: Agora e Para Sempre, Lara Jean
Autor(a): Jenny Han
Editora: Intrinseca
Páginas: 304
COMPRE pela Amazon

Em Para todos os garotos que já amei, as cartas mais secretas de Lara Jean — aquelas em que se declara às suas paixonites platônicas para conseguir superá-las — foram enviadas aos destinatários sem explicação, e em P.S.: Ainda amo você Lara Jean descobriu os altos e baixos de estar em um relacionamento que não é de faz de conta.
Na surpreendente e emocionante conclusão da série, o último ano de Lara Jean no colégio não podia estar melhor: ela está apaixonadíssima pelo namorado, Peter; seu pai vai se casar em breve com a vizinha, a sra. Rothschild; e sua irmã mais velha, Margot, vai passar o verão em casa. Mas, por mais que esteja se divertindo muito — organizando o casamento do pai e fazendo planos para os passeios de turma e para o baile de formatura —, Lara Jean não pode ignorar as grandes decisões que precisa tomar, e a principal delas envolve a universidade na qual vai estudar. A menina viu Margot passar pelos mesmos questionamentos, e agora é ela quem precisa decidir se vai deixar sua família — e, quem sabe, o amor de sua vida — para trás.
Quando o coração e a razão apontam para direções diferentes, qual deles se deve ouvir?

Achei que falaria sobre Lara Jean pela última vez neste blog com a resenha de Ps.: Ainda Amo Você, mas Jenny Han surpreendeu todos os fãs ao anunciar que escreveria mais um livro sobre ela. No começo eu fiquei com um pouco de receio... Eu gostei tanto, mas tanto da história e do final que tinha que temia que algo ruim pudesse acontecer; mas a autora garantiu que este terceiro livro era um presente para os fãs e então ficou claro que ela nunca estragaria essa história maravilhosa.

É sempre muito difícil fazer uma resenha de um livro que eu amo tanto, principalmente porque gosto de ser neutra e sempre dar os pontos positivos e negativos, mas é impossível eu conseguir fazer isso com esta obra. Mais uma vez a autora entregou um livro incrível para os fãs de Lara Jean. Uma história delicada, um romance super lindo e pé no chão, uma família que está se reestruturando mesmo com as meninas mais velhas indo morar fora. É tudo tão real nesta história que pode estar acontecendo com alguém agora mesmo. E é justamente por isso que eu a amo.

Lara Jean está quase terminando o ensino médio e aguarda ansiosamente pela aprovação das faculdades que se inscreveu. Será que ela vai entrar na UVA, a faculdade que ela quer desde criança e onde tantas vezes acompanhou a própria mãe? Ou será que irá para algum lugar completamente diferente e ficar longe de Peter? Alias, será que o relacionamento deles duraria caso ela fosse para outro lugar? São essas as questões abordadas pelo livro. Acho que é uma preocupação da grande maioria dos adolescentes que namoram quando estão próximo de entrar na faculdade, já que muitos acabam indo para outra cidade, certo? O casal procura várias opções e soluções para os problemas e gosto bastante nisso neles. São pé no chão, fazem planos juntos e querem fazer mais do que tudo o relacionamento dar certo de qualquer jeito; Mas ao contrário de casais de outros livros não parece que eles são forçados.


No inicio fiquei preocupada com o rumo que a história tomaria. O relacionamento deles é tão bonito que eu esperava tudo desmoronar sem a chance de uma reconciliação. Mas além de explorar o romance a autora também explorou o relacionamento familiar da personagem, desta vez com o relacionamento de seu pai com Trina indo para um nível muito sério. O animo de Lara Jean e Kitty com isso é lindo e mostra um altruísmo maior do que eu imaginava que elas tinha. Kitty continua sendo o alivio cômico e a pessoa que causa reflexões. Antes eu não gostava tanto dela, mas conforme ela esta ficando maior está se tornando uma pessoa melhor também. Talvez a unica personagem que tenha me desagradado na história tenha sido Gogo, a irmã Song mais velha. A implicância dela com Trina foi extremamente chata e seus momentos de rebeldia tentando desafiar o pai me incomodou bastante. Foi escolha dela se mudar de continente, deixar a família para trás para construir a sua própria vida, e então ela não deveria se zangar tanto com todos seguindo a vida enquanto ela está longe.

Peter continua sendo o garoto perfeito da literatura young adult. Não pelo esteriótipo de garoto perfeito, mas pela sua personalidade mesmo. Ele é engraçado e protetor. Ele entende a namorada mesmo que nada seja dito entre eles. Ele gosta de participar de sua vida, nunca faz isso por obrigação; Mas também sabe definir suas próprias prioridades. Ambos estão sempre na mesma sintonia. Peter é muitas coisas e todas elas são coisas boas. Eu amo demais esse personagem porque a impressão que tenha é que pela primeira vez uma personagem encontrou um namorado perfeito, mesmo que em tantos outros livros tenha ótimos personagens masculinos. Nunca nenhum deles será como Peter.

Agora e para sempre, Lara Jean foi uma grande surpresa e não decepcionou. Eu ri e até me emocionei com a história. Fiquei brava em um momento ou dois mas compreendi as atitudes tomadas. É uma história não sobre um romance de dois adolescentes, mas sim sobre a transição de dois adolescentes que estão entrando na vida adulta e precisam tomar decisões importantes sobre suas vidas.
Leia mais sobre Lara Jean

7 comentários:

  1. Oiii Silviane tudo bem?
    Que demais essa resenha menina, com toda certeza adoraria ler, ainda mais sabendo que possui uma trilogia, ainda mais que é abordado um assunto tão importante, ligado a família.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Eu tenho muuita curiosidade de ler esta triologia, mas ainda não consegui comprar os livros, rs. Adorei tua resenha!!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia essa trilogia, mas amei sua resenha, deu pra perceber que gosta da história realmente e que ela te envolveu e conquistou! Adorei mesmo e estou aqui querendo colocar nas minhas metas ja para 2018!

    ResponderExcluir
  4. Olá!! :)

    Eu confesso que já ouvi falar imenso sobre este livro, mas não tenho grande vontade de ler, por não costumar ler muitos romances do género...

    Acho ótimo que tenhas gostado do protagonista, mas é uma pena que certas atitudes te tenham irritado.

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  5. Oie
    ainda não li nem o primeiro volume mas quero muuuito apesar de ver muitas criticas negativas, mas como adoro o gênero, quero arriscar e gostei bastante da sua resenha, espero conseguir ler a série em breve

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  6. ah, bacana que a leitura te proporcionou uma surpresa positiva...
    eu acho legal a escrita da autora, apesar do gênero não ser apreciado por mim... mas pra quem curte romances, deve ser uma leitura empolgante e bem amor...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  7. Olá, como vai?
    Tenho esse livro, só me falta os anteriores. rs. Essa trilogia está no topo da minha lista de desejos, por isso li sua resenha bem por cima, pois com certeza será uma de minhas próximas leituras. Amo esses romances fofinhos de amolecer coração. Um beijo e todo sucesso do mundo.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Volte sempre. <3